Taubaté discute obras na Dutra com o CCR

Representantes da Prefeitura Taubaté se reuniram com a CCR esta semana para discutir as obras previstas na via Dutra em Taubaté, no contexto da renovação da concessão da rodovia pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Durante o encontro, a CCR concedeu aval preliminar ao projeto do viaduto do Una, que será executado pela prefeitura, com previsão de início das obras em 2025. A expectativa é de que, em uma próxima reunião, em julho, o projeto seja validado e aprovado.

A aprovação das obras do viaduto do Una marcará o início dos investimentos no trecho da via Dutra que corta a cidade. A aprovação do projeto pela CCR será resultado da interação entre as equipes técnicas da concessionária e da Prefeitura de Taubaté, incluindo as Secretarias de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana.

O viaduto do Una vai melhorar o trânsito na região do Distrito Industrial do Una e bairros adjacentes. A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana é de que a obra esteja pronta para ser licitada no próximo ano.

No reunião técnica com a CCR, também foram revisados os prazos do Plano de Exploração de Rodovia (PER) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres. Os representantes da CCR enfatizaram a complexidade da solução técnica no trecho da via Dutra em Taubaté, que prevê diversas transposições em desnível, demolição e reconstrução de viadutos e passarelas existentes, implantação de novo viaduto no entroncamento da SP-125 (Rodovia Oswaldo Cruz) e de duas novas passarelas, bem como a reformulação dos sistemas de captação e travessias de águas pluviais.

Houve uma atualização do prazo para o início das das obras das vias expressas para primeiro semestre de 2025, com previsão de entrega em 2027. Também houve uma atualização do prazo para o início das obras das marginais, que serão executadas a partir de 2027, com previsão de conclusão em 2029.

Acompanhe mais notícias de Taubaté (SP) em nosso Instagram: @cidadaotaubateano.