Há 24 dias sem chuva, Defesa Civil de Taubaté registra aumento de 13% nas queimadas em junho

Mesmo antes do final do mês de junho, Taubaté já registra um aumento de 13% no número de queimadas em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Defesa Civil do município, até o momento foram atendidas 26 ocorrências de queimadas este mês, contra 23 registradas em junho de 2023.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última chuva registrada no município ocorreu no final de maio. Até esta quinta-feira, 20, a cidade já contabiliza 24 dias sem chuvas, agravando o tempo seco e aumentando as condições para o surgimento de queimadas em áreas verdes e de pastagem.

No total, Taubaté já contabiliza 221 ocorrências de queimadas nos seis primeiros meses do ano, superando em 31,55% o total de atendimentos realizados em todo o ano de 2023, que registrou 168 casos.

As equipes da Defesa Civil continuam ativamente no combate às queimadas, respondendo a chamados como o da última quarta-feira no Jardim Gurilândia, onde uma área verde de 1.500m² foi consumida pelo fogo. Na avenida Juscelino Kubitschek, próximo à rodovia Presidente Dutra, cerca de 300m² de área foram queimadas, gerando uma grande quantidade de fumaça que comprometeu a segurança dos veículos.

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

A Defesa Civil reforç alerta à população sobre os riscos à saúde relacionados às queimadas, que podem agravar problemas respiratórios. As orientações incluem não descartar bitucas de cigarro em áreas secas, não atear fogo em lixos ou terrenos e redobrar os cuidados durante as festas juninas, evitando a soltura de balões, uma prática perigosa que pode causar danos à rede elétrica das residências ou mesmo incêndios florestais.

Apesar de o número de ocorrências com soltura de balões no município estar baixo (três em 2024 e dois em 2023), o alerta permanece.

A Defesa Civil de Taubaté atua 24 horas por dia e atende pelo número 199 para qualquer situação de emergência.

Acompanhe mais notícias de Taubaté (SP) em nosso Instagram: @cidadaotaubateano.