A Câmara de Taubaté realizou audiência pública no dia 23 para debater o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O evento foi solicitado pelo vereador João Henrique Dentinho (PP), por meio do requerimento 1702/2024. Ele destacou que as entidades prestam serviço essencial ao município.
A diretora de proteção social, Natalia Graziela Moraes da Silva, apresentou a estrutura de assistência de Taubaté, que inclui os seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Convivência do Idoso, além das parcerias com entidades do terceiro setor, como são conhecidas as organizações da sociedade civil.
Em seguida, foi a vez dessas organizações apresentarem os números de atendimento e os custos para manutenção de suas estruturas: Associação Beneficente Lar do Caminho, Associação Beneficente Madre Teresa de Calcutá, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Associação de Deficientes Visuais do Vale (ADV Vale), Centro de Assistência Social Santa Verônica, Associação para Pessoas com Síndrome de Down (Assid), Associação São Vicente de Paulo, Missão Sede Santos, Lar Irmã Amália, Projeto Hapet, Casa Mulher e Vida, Centro de Assistência Social de Taubaté (Cast), Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Projeto Esperança São Pedro Apóstolo, Instituto Há Braços, Rede de Assistência Social Cristã (Rasc), Casa Irmãos de Francisco, Serviço Paroquial de Assistência Comunidade Bom Pastor, Grupo de Assistência à Dependência Química Nova Aurora e Irmandade de Misericórdia de Taubaté.
O secretário de Inclusão Social, Luís Lobato dos Santos, parabenizou as entidades pelos serviços prestados. Ele afirmou que a Secretaria, sozinha, “não realizaria todos esses trabalhos com tanta eficiência”, e que as organizações têm mais proximidade às pessoas atendidas.
A vice-presidente do CMAS, Lucimara Hilário, apresentou os relatórios do Conselho e agradeceu a participação das entidades. Ela reconheceu os desafios financeiros e incentivou o trabalho dessas organizações, o que classificou como “gotinha de transformação”.
O vídeo da audiência está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube e Facebook @tvctaubate.